Notícias

por Interlegis — última modificação 06/05/2016 11h40
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadores participam de Audiência na Assembleia Legislativa

por xap publicado 04/11/2021 19h09, última modificação 04/11/2021 19h09
Os nove vereadores de Xapuri participaram de uma Audiência Publica sobre a Lei nº 14.026/20 , na manha do dia 21 de outubro na Assembleia Legislativa do Estado do Acre que tratou sobre Saneamento Básico e seus impactos no Estado.
A convite do Deputado Estadual Jenilson Leite os Vereadores Alarice Botelho e Clemilton Almeida usaram a palavra para propor encaminhamentos sobre a temática e o compromisso de trazer a proposta para nosso município.
"Nosso Compromisso é de Sensibilizar nossa População Xapuriense para os riscos da Privatização do Serviço de Saneamento Básico no Acre, e lutarmos para que isso não aconteça, pois já temos o exemplo da Energisa, e os aumentos exagerados nos preços das contas de luz e agora querem Privatizar a nossa Água?" disse a Vereadora Alarice Botelho.
O Vereador Clemilton Almeida destacou que: " Além de Ser Vereador também é Professor, e que como Professor sempre fala que se investe mais em educação, vai precisar investir menos na segurança pública. Trazendo para a Saúde, se investir mais em Saneamento Básico, vai precisar investir menos em Saúde. Sobre a Privatização da Água em nosso Estado, apesar das discussões anteriores, em Xapuri o Projeto não foi aprovado ainda. E que agora é um novo momento para rediscutir junto a população. "

Vereadora participa da formação de Conselhos de Igualdade Racial e Cultura de Xapuri

por xap publicado 05/08/2021 09h15, última modificação 05/08/2021 09h15

Na tarde da ultima quarta-feira dia 04 de agosto a Vereadora Alarice Botelho a convite da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos participou de uma reunião juntamente com representantes culturais, artesãos, músicos, artistas, fazedores de cultura,  pessoas representantes das igualdades sociais, membros da administração publica e pessoas da sociedade civil para juntos discutir e formar uma nova chapa para escolha dos novos integrantes do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Articulação do Movimento Cultural em Xapuri.

 

A Vereadora Alarice  que já foi Diretora  de Cultura e Eventos da municipalidade, é uma forte conhecedora e defensora dessas raciais e culturais, muito pode contribuir com a discursão e orientação da equipe do município sobre o assunto para formação  desses novos conselhos.

 

"Participei na Tarde de hoje dia 04 de Agosto, de uma Reunião para Escolha dos Novos Integrantes do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Articulação do Movimento Cultural em Xapuri" disse a vereadora que também enfatizou a importância da organização desses movimentos "Quero aqui reforçar a importância de organizarmos os movimentos sociais, e juntos discutir ações que venham a contribuir com o combate a quaisquer forma de descriminação e as desigualdades em nossa Xapuri".

Vereadores vão a Rio Branco reivindicar contratação na Creche de Xapuri

por xap publicado 16/07/2021 08h56, última modificação 16/07/2021 08h56
Os vereadores de Xapuri receberam a informação nos últimos dias de que a associação que administra a Creche Olhar de Criança que encerrou os contratos com seus servidores no ano de 2020 demitindo os funcionários que trabalham naquela instituição devido a pandemia da Covid-19, não recontrataria todos os servidores de volta tão logo os trabalhos presenciais sejam retornados.
A Creche é administrada pela associação Vitória Régia, que tem convênio com a Prefeitura de Xapuri onde a Prefeitura realiza repasse para ajuda no atendimento as Crianças, a associação está estudando o retorno dos trabalhos no formato do estudo hibrido, e que a proposta inicial retomaria com um quantitativo menor de funcionários. Os vereadores foram até a sede da Associação e foram recebidos pela Irmã Sandra responsável pela Creche de Xapuri, o pedido e reinvindicação do vereadores é que a Associação não reduza o numero de servidores que trabalhavam até o encerramento dos contratos em 2020, e que agora voltariam em um numero bem menor, "entendemos o momento que nosso país passa devido a pandemia, os cortes de recursos , o fato da instituição está parada sem funcionar, mais precisamos chegar a uma solução para que todos aqueles que trabalhavam lá possam retornar ao seu trabalho e não termos redução das contratações " disse o Presidente da Câmara Eriberto Mota.

Presidente da Câmara Participa de reunião sobre a Balsa de Xapuri

por xap publicado 22/05/2021 09h05, última modificação 22/05/2021 09h05
Na manha desta quarta-feira dia 28 de abril o Presidente da Câmara Municipal de Xapuri Vereador Eriberto Mota participou de uma reunião no gabinete do Prefeito Bira Vasconcelos, juntamente com o representante do Deracre que é responsável pela embarcação Eriédson Soares, moradores e produtores rurais, para juntos buscarem uma solução para esse grande problema que acontece em Xapuri que é a travessia do centro da cidade ao bairro da Sibéria.
Eriberto lembrou que a balsa é um tema constantemente falado nas reuniões da Câmara Municipal e objeto de reinvindicação da grande maioria dos vereadores, que sempre estão elencando os problemas e perigos que acontecem todos os dias naquela travessia, "viemos aqui a essa reunião trazer o nosso sentimento a todos que estão sendo prejudicados pela ausência da travessia desde a noite de ontem quando o motor quebrou e a balsa desceu rio abaixo, nós enquanto representantes do povo queremos ajudar e pedir que o Prefeito Bira ajude o Governo do Estado a gerir esse setor que é de grande importância para nosso município" Eriberto disse que o Prefeito irá à Rio Branco marcar uma reunião com o Governador para que uma resolução possa ser dada à esse problema.

Situação da Balsa preocupa Agronegócio na Sibéria

por xap publicado 06/05/2021 09h10, última modificação 06/05/2021 09h10
No final da tarde do dia 28 de abril o Presidente da Câmara Eriberto Mota, juntamente com a Mesa Diretora da Casa o Vice Presidente Kaiko Roque, o Primeiro Secretário Clemilton Almeida e os Vereadores Alcemir Teodózio e Alarice Botelho e também o Deputado Estadual Antônio Pedro se reuniram nas proximidades do porto da balsa com alguns representantes do setor produtivo e comunidade.
Na oportunidade, os produtores solicitaram melhorias não só para a situação em que a balsa se encontra mais também pediram aos vereadores e ao Deputado que reivindiquem aos seus poderes e destinem recursos para recuperação de ramais e programas de escoamento da produção.
A zona rural de Xapuri que corresponde ao outro lado do rio Acre no bairro da Sibéria representa um quantitativo muito expressivo seja na produção, na criação de gado, na produção de látex e até no manejo florestal.
Os vereadores e o Deputado Antônio Pedro ouviram atentamente as reivindicações e se dispuseram a apresentarem e buscarem uma solução junto aos seus poderes.

Ações do documento